Conteúdo

Arruelas TEC Series®: conheça mais sobre a tecnologia autotravante

Publicação: 04/03/2021

As arruelas autotravantes TEC Series, também conhecidas como arruelas de travamento com cunha, são minuciosamente testadas em vários estágios da produção para garantir um alto nível de qualidade.

 

Reutilizáveis e à prova de vibração, o sistema TEC Series é formado por um par de arruelas com cames de um lado e rebordos de travamento do outro. Os lados dos cames são unidos e instalados entre a cabeça do parafuso ou da porca e o material da junta.

arruelas-autotravantes-tec-series-teste-junker-rudolph-fixacoes

Conforme a porca ou o parafuso são apertados, os rebordos travam um lado da arruela no material da união e o outro lado fixa na porca ou no parafuso. À medida que a união passa por vibrações, a porca ou o parafuso tende a se soltar.

 

Um lado da arruela TEC Series acompanha esse movimento, enquanto a outra metade vai oferecer a força contrária, impedindo o deslocamento, travando o conjunto e mantendo a pré-carga.

 

Visando a qualidade e segurança, cada arruela TEC Series é gravada a laser com um número de lote, tamanho da peça e revestimento, permitindo que seja facilmente rastreada e identificada.

 

 

O mais severo teste de vibração

O teste de Junker é considerado o mais severo teste de vibração para juntas aparafusadas, utilizado para determinar o ponto em que uma junta perde sua pré-carga quando sujeita a uma carga de cisalhamento devido à vibração transversa.

 

Ao serem testadas pela máquina Junker, as arruelas TEC Series se mantiveram seguras sob condições severas, especialmente comparadas a outras arruelas. Confira na prática:

 

arruelas-tec-series-teste-junker-rudolph-ficacoes.png

 

Instalação

      - Para instalar as arruelas TEC Series, posicione o conjunto pré-montado entre a porca ou o parafuso e o material da junta;

      - À medida que a porca ou o parafuso são apertados, um dos lados da arruela se assentará sobre o material da junta e a outra metade sobre a porca ou o parafuso;

     - Instale as arruelas da TEC Series utilizando ferramentas padrão e, uma vez fixada, não é necessário apertar novamente.

 

Orientações de torque

 

Ao instalar arruelas da TEC Series em uma aplicação convencional, é normal observar o excesso de torque com a intenção de promover maior segurança.

 

As arruelas TEC Series possuem um torque de instalação recomendado para alcançar a pré-carga apropriada garantindo a eficiência do sistema. Solicite informações específicas para sua área de aplicação, a Rudolph Fixações dispõem de informações completas para lhe auxiliar na instalação.

Tags: fixação Teste de Junker

  • Este material foi útil?
    Opinião registrada... obrigado
  • Sim
  • Não
Compartilhe:

PRODUTO RELACIONADO

Arruela de aço inoxidável 316L

Arruela de aço inoxidável 316L

Arruela TEC Series