Conteúdo

Conheça as aplicações do sistema autocravante

Publicação: 30/11/2021

Você sabe quais as aplicações do sistema autocravante? Entenda que esse sistema é utilizado na indústria eletroeletrônica. Confira o artigo para aprender mais! 

 

O que é o sistema autocravante? 

O sistema autocravante é um método de fixação prático e eficaz para chapas metálicas de baixa ou elevada espessura, partindo de 1mm até 3,18 mm ou mais dependendo do projeto. Esse sistema possui uma tecnologia e qualidade diferenciadas e é usado na indústria eletroeletrônica. 

 

 

Quais são os tipos de sistema autocravante? 

Pino roscado autocravante

O pino roscado autocravante suporta altas cargas em chapas com espessuras a partir de 1.0mm. Ele é usado em chapas para prover uma rosca externa de alta resistência mecânica sem necessidade de implementar uma porca.

 

 

Pino autocravante 

O pino autocravante é uma solução robusta para inserção de um parafuso à uma chapa metálica. Esse é um dos elementos de fixação que não necessita de uma solda ou adesivo químico para a aplicação. 

 

 

Assim, o pino pode ser inserido através de carga progressiva (prensa hidráulica ou pneumática), tornando o processo simples, estável e produtivo. 

 

 

Parafuso autocravante

O parafuso autocravante pode ser aplicado em chapas metálicas através de carga progressiva. Esse é um dos elementos de fixação que substitui os parafusos e prisioneiros convencionais, proporcionando alta resistência mecânica.

 

Além disso, são parafusos de alta qualidade, desenvolvidos em aço ou inox e indicados para a indústria.  

 

 

Porca autocravante 

A porca autocravante é utilizada na aplicação de materiais metálicos em vários tipos de processos industriais. No Brasil, as porcas autocravantes tem modelos sextavados, sextavados embutidos e redondos. 

 

Elas também são a solução mais robusta em relação à resistência mecânica para aplicações de roscas fêmeas (porcas) em chapas metálicas. Além disso, têm resistência mecânica e dispensam soldas ou adesivos industriais. 

 

O processo de aplicação da porca autocravante ocorre através de carga progressiva (prensa hidráulica e/ou pneumática), gerando uma alta produtividade sem a necessidade de mão de obra especializada (soldadores).

 

 

Porca espaçadora 

Já a porca espaçadora é usada na aplicação de mais um elemento de fixação. Ela também é adequada para unir chapas que necessitam de espaçamento entre elas. Pode ser aplicada em chapas tratadas e pintadas sem prejudicar o acabamento. 

 

 

Quais as aplicações do sistema autocravante? 

Como você já viu neste artigo, o sistema autocravante é usado na indústria eletroeletrônica. Pinos, porcas autocravantes e porcas espaçadoras podem ser aplicados em estruturas metálicas de: 

 

- geladeiras;

- equipamentos para amplificação de som;

- racks para servidores;

- máquinas de lavar;

- carros elétricos;

- catracas e equipamentos de segurança;

- totens e caixas eletrônicos.

 

 

Qual é a importância do sistema autocravante? 

O método de fixação autocravante é prático e bastante eficaz. Ele pode ser aplicado em vários tipos de chapas. Além disso, o sistema autocravante pode: 

 

Reduzir os custos na indústria 

Com o sistema autocravante você não precisa se preocupar em utilizar soldas. Portanto, é possível eliminar os custos, como a mão de obra, por exemplo. 

 

Aumentar a produtividade 

Por ter uma instalação simples, o sistema agiliza alguns processos e aumenta a produtividade da empresa. 

 

Elimina fixadores adicionais 

Dependendo do processo, os elementos autocravantes eliminam a necessidade de arruelas, arruelas de pressão, porcas comuns e parafusos de solda. Também elimina processos adicionais como o acabamento após a solda. 

 

Baixa complexidade na aplicação 

Os fixadores com tecnologia autocravante são instalados utilizando uma simples prensa de carga progressiva. Esse processo de prensagem faz com que o fixador seja cravado na chapa metálica. 

 

Como você viu nesse post, há várias aplicações para o sistema autocravante. Portanto, você pode usá-lo na fabricação de eletrodomésticos em geral. Além disso, com esse sistema você consegue eliminar vários gastos na indústria. 

 

Gostou do conteúdo? Leia o nosso próximo post e conheça 5 razões para utilizar um sistema autocravante! 

 

Tags: Sistema Autocravante

  • Este material foi útil?
    Opinião registrada... obrigado
  • Sim
  • Não
Compartilhe: