Conteúdo

Entenda por que juntas aparafusadas perdem o aperto e como resolver

Publicação: 24/11/2020

Os parafusos são utilizados na fixação de quase tudo que nos cerca. Esses objetos de formato tão simples são extremamente úteis na conexão e junção de diversas peças, desde os modernos equipamentos eletrônicos até estruturas metálicas que nos movimentam, estando presentes no nosso dia-a-dia. 

Os parafusos têm duas principais utilidades: a primeira é unir duas extremidades através da compressão e a segunda é conectar e manter a estabilidade entre duas peças que precisem ficar unidas. Porém, nem sempre essa fixação é garantida a longo prazo.

É muito comum que aos poucos as extremidades unidas pelo parafuso comecem a ficar mais frouxas, devido às vibrações externas, carga dinâmicas ou variações térmicas. 

Para que a função de manter o aperto (torque) seguro por mais tempo seja desempenhada pelos parafusos, é recomendado o uso de arruelas, que além de garantirem a fixação também evitam danos às peças unidas.

Mas como garantir o máximo de segurança e evitar o afrouxamento no processo de fixação por parafusos?

Abaixo vamos apresentar a solução da Rudolph Fixações em parceria exclusiva com a empresa norte-americana Sherex: Arruela Autotravante TEC Series

Como funciona?

O sistema TEC Series é formado por um par de arruelas com cames de um lado e rebordos de travamento do outro. Os lados dos cames são unidos e instalados entre a cabeça do parafuso ou da porca e o material da junta. 

Conforme a porca ou o parafuso são apertados, os rebordos travam um lado da arruela no material da união e o outro lado fixa na porca ou no parafuso. À medida que a união passa por vibrações, a porca ou o parafuso tende a se soltar. Um lado da arruela TEC Series acompanha esse movimento, enquanto a outra metade vai oferecer a força contrária, impedindo o deslocamento, travando o conjunto e mantendo a pré-carga. 

JUNKER TEST:

Tags: Sherex Fastening Solutions fixação

  • Este material foi útil?
    Opinião registrada... obrigado
  • Sim
  • Não
Compartilhe: