Conteúdo

Lubrifil: a importância da sua utilização.

Publicação: 14/07/2020

Uma unidade de filtragem, regulagem e lubrificação, popularmente conhecida como “Lubrifil”, é um componente de extrema importância presente nas mais diversas aplicações onde envolvem o uso de ar comprimido. Desde aplicações industriais complexas às mais simples você vai encontrar o famoso conjunto Lubrifil. Apesar de seu uso ser muito simples, vamos conhecer um pouco mais sobre a solução, a sua importância e como você vai reduzir custos com este equipamento. 

 

Quando conectamos uma ferramenta diretamente a uma rede de ar, seja ela pneumática ou hidropneumática, ela está constantemente sujeita a contaminação, umidade e outras impurezas. Este sistema de captação de ar é aberto, ou seja, a alimentação acontece através da sucção de ar do ambiente externo. Além disto, a distância do compressor até a estação de trabalho da ferramenta geralmente é grande, podendo surgir micro furos na tubulação e favorecendo ainda mais a contaminação do sistema de ar comprimido ou provocando oscilações na pressão de trabalho.  

lubrifil-rudolph-fixacoes


E onde entra o Lubrifil neste cenário?

 

      - O Lubrifil é geralmente composto por uma unidade de filtragem de ar, lubrificação da ferramenta e regulagem de pressão, devendo ser instalado próximo a estação de trabalho. Por exemplo, 2 a 3 metros de distância entre a saída da rede de ar e a bancada;

      - A lubrificação das ferramentas pneumáticas ou hidropneumáticas favorece o aumento da sua vida útil, reduzindo os gastos com consertos, trocas de produto e tempo de produção parado;

      - O conjunto Lubrifil também realiza a retenção de partículas sólidas e outros fluidos;

      - O equipamento possui manômetro, que auxilia no controle de pressão do ar comprimido e outros gases. Sendo assim, o operador consegue visualizar rapidamente se a ferramenta está operando com a pressão indicada pelo fabricante.

      - Para que o conjunto Lubrifil mantenha a eficácia na filtragem e o controle da pressão do ar, o mesmo deve passar por manutenções periódicas.

 

 

Entenderam a importância deste equipamento? E na sua empresa, o Lubrifil é utilizado nas máquinas e ferramentas? A Rudolph Fixações indica e reforça constantemente a importância da utilização do Lubrifil. Seja para as nossas ferramentas ou de outros Fabricantes, queremos que os nossos Clientes e Parceiros tenham redução de custo e aumento de produtividade. Por isso, periodicamente verifiquem se este equipamento está corretamente instalado em suas empresas!

Tags:

  • Este material foi útil?
    Opinião registrada... obrigado
  • Sim
  • Não
Compartilhe: