Conteúdo

Os principais elementos de fixação usados na indústria e suas aplicações

Publicação: 11/04/2021

Não importa o tamanho do seu projeto. Do mais simples ao mais complexo, os elementos de fixação são necessários pois são eles os responsáveis pela montagem do produto final ao seu cliente. Mas o que são elementos de fixação e para que eles servem? Quais são os fixadores mais procurados até o momento?

Neste post, vamos responder todas essas perguntas. Quer tirar as suas dúvidas com a gente? Siga com a leitura do artigo! 

 

O que são elementos de fixação? 

De uma forma básica, os elementos de fixação são componentes que servem para unir peças. Eles podem ser de fixação móvel ou permanente. A móvel permite que as peças possam ser montadas e desmontadas sem causar danos expressivos ao produto. Por exemplo, parafusos, porcas e arruelas.

Já a fixação permanente é o oposto. Nela, os elementos de fixação mecânica não são reaproveitados. Portanto, uma vez instalados no conjunto, não há como retirar e utilizar novamente. Neste caso, podemos citar os rebites de repuxo, rebites estruturais, rebites roscados, pinos de solda capacitiva, entre outros...

 

É importante enfatizar que os elementos de fixação mecânica devem possuir uma boa procedência e produzidos com matéria-prima de qualidade, para ambos os tipos. Lembre-se: projetos de sucesso envolvem fornecedores de confiança!

 

Para que servem os elementos de fixação?

Os elementos de fixação unem peças ou objetos. Muitas vezes, são peças pequenas, mas que têm uma grande aplicação na indústria, e são elas que dão vida a vários equipamentos e até edificações.

Os fixadores metálicos, que são o nosso foco neste trabalho, são em grande parte produtos feitos de aço (aço carbono e aço inoxidável, por exemplo). Eles possuem diferentes geometrias, resistência e formas de aplicação. Neste tipo de elemento de fixação podemos citar:

 

      - parafusos;
      - rebites;
      - porcas;
      - pinos;
      - insertos
      - arruelas.

 

Agora vamos falar sobre os elementos de fixação mais procurados até 2021!


O Rebite Roscado ou Porca Rebite

Os rebites roscados (também conhecidos como Porca Rebite) são classificados como elementos de fixação permanente. Estes fixadores são indicados para prover roscas em chapas metálicas de baixa espessura (até 6mm), mesmo para aquelas que já possuem tratamento superficial ou pintura. Para serem instalados de forma rápida e precisa, deve-se utilizar ferramentas próprias como as rebitadeiras. Este fixador é muito procurado pela praticidade na instalação de roscas em chapas metálicas e por substituir alguns processos onde é utilizado solda. 

Para Rebites Roscados: Rebitadeira Hidropneumática

As rebitadeiras hidropneumáticas são grandes aliadas no chão de fábrica, para ganhos de produtividade e garantir a qualidade no processo fabril. O grande diferencial destes equipamentos é que eles são acionados por ar comprimido e óleo, capazes de substituir a força humana em situações onde é necessária uma grande quantidade de pressão e energia. Utilizada para a aplicação de rebites roscados, as rebitadeiras hidropneumáticas são frequentemente usadas em serviços metalúrgicos na indústria de: gôndolas e expositores, painéis elétricos, implementos agrícolas, implementos rodoviários, refrigeração, ventilação, máquinas e equipamentos, mobiliário corporativo e mais produtos que necessitem de uma rosca para fixação em uma chapa de baixa espessura (até 6mm).

principais-elementos-fixacao-rebitadeira-hidropneumatica-rf06-rudolph-fixacoes

 

Rebites de Repuxo Estruturais

Também classificados como elementos de fixação permanente, os rebites de repuxo estruturais podem ter cabeça abaulada ou cabeça cúpula. São fabricados em aço carbono ou aço inoxidável, indicados para aplicações em estruturas metálicas de grande porte. O motivo de muitos Engenheiros escolherem o Rebite Estrutural é a sua praticidade na instalação (Rebitadeira Hidropneumática Estrutural)  e por terem como característica a elevada resistência mecânica e resistência à vibrações. 

 

Ferramentas de Clinch Portáteis

Fugindo um pouco dos fixadores, não podemos deixar de falar sobre esta tecnologia! Essas ferramentas portáteis podem substituir alguns processos onde é utilizado rebites de repuxo e solda. A tecnologia consiste na união de chapas metálicas de diferentes materiais e espessuras, utilizando o próprio material em conformação a frio, dispensando o uso de elementos de fixação. Ganhos de produtividade, velocidade em processos, redução de custo eliminando fixadores são fatores que chamam a atenção de muitos Engenheiros em conhecer as ferramentas portáteis de Clinch!

 

Insertos autocortantes

A geometria do inserto autocortante permite a instalação ou reparação de roscas em blocos metálicos (alumínio, por exemplo), dispensando a utilização de ferramentas de processo, como “machos”. O que chama a atenção dos Engenheiros é o ganho de velocidade e eliminação de processos. Com o próprio inserto é possível instalar a rosca no bloco metálico, por isso a definição de inserto autocortante

principais-elementos-fixacao-inserto-autocortante-rudolph-fixacoes

 

Problemas com vibração ou carga dinâmica: Arruela Autotravante!

Este é um dos principais elementos de fixação utilizados na indústria, a arruela. A arruela autotravante é a evolução das arruelas comuns encontradas no mercado. Como característica, elas garantem o travamento de componentes em condições de elevada vibração ou carga dinâmica, promovendo maior segurança na fixação. Manutenções em campo e processos inadequados para garantir o travamento de componentes podem custar muito caro e em alguns casos gerar acidentes. É por isso que a busca por Arruelas com tecnologia Autotravante tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Quer saber mais? Preparamos um conteúdo completo a respeito do assunto.

 

Leia também: Arruelas TEC Series®: conheça mais sobre a tecnologia autotravante

Interessante como existem evoluções no conceito de fixação, não é mesmo? Neste post focamos nos mais procurados até o momento. Agora que você conhece cada um deles, saberá o que precisa para realizar os seus projetos, não é verdade? 

Gostou do conteúdo? Leia o nosso próximo post sobre rebites roscados e rebitadeira!

Tags: fixação produtos

  • Este material foi útil?
    Opinião registrada... obrigado
  • Sim
  • Não
Compartilhe: