Conteúdo

Porcas e arruelas: principais tipos e aplicações

Publicação: 29/11/2021

Os elementos de fixação estão presentes na grande maioria das indústrias, sendo um componente essencial para a montagem do produto final. As porcas e arruelas são exemplos de elementos de fixação. Entretanto,quais os tipos e aplicações destes fixadores? Leia o artigo para descobrir! 

 

Porcas: o que são? 

Como falamos no início deste post, as porcas são exemplos de elementos de fixação. Elas unem as peças e garantem a fixação dos parafusos, mantendo-os travados. 

 

Quais os principais tipos de porcas? 

Porcas de solda

A porca de solda é uma solução para prover roscas em chapas metálicas de baixa espessura. Uma vantagem da utilização é a aplicação em locais de difícil acesso. 

 

Porcas de segurança

Possuem formas e elementos que garantem mais estabilidade para as peças conectadas. 

 

Porcas de aperto manual 

São indicadas para projetos que precisam ser montados e desmontados com frequência.

 

O que são porcas autocravantes?

As porcas autocravantes são elementos de fixação indicados para chapas metálicas de baixa espessura e utilizadas em vários processos industriais. Conheça alguns exemplos de porcas autocravantes: 

 

Porca autocravante RA00

Aplicada através do cravamento do elemento de fixação na chapa metálica. Indicada para chapas tratadas e pintadas. A sua aplicação não prejudica o acabamento das peças. Apresenta elevada resistência mecânica e está disponível em roscas de M2 a M12. 

 

Porca sextavada, espaçadora, autocravante, fechada RA 25

Disponível em roscas de M3 a M5. Adequada para unir chapas que necessitam de espaçamento entre elas. Podem ser aplicadas em chapas tratadas e pintadas. Aplicada através do cravamento do elemento de fixação na chapa metálica.

 

Porca sextavada, espaçadora, autocravante, aberta RA 05

Para roscas de M3 a M5. Permite a aplicação de mais de um elemento por operação. Tem resistência mecânica e é indicada para unir chapas que necessitam de espaçamento entre elas. Aplicada através do cravamento do elemento de fixação na chapa metálica.

 

Porca sextavada, autocravante nivelada RA 09

Disponível em aço inox. Indicada para roscas de M2 a M6. Promove um acabamento nivelado em ambos os lados da chapa e apresenta elevada resistência mecânica. Permite a aplicação de mais de um elemento por operação. Aplicada através do cravamento do elemento de fixação na chapa metálica

 

Arruelas: o que são? 

As arruelas têm a função de distribuir as forças de aperto entre uma peça e outra. Elas garantem a segurança entre as peças. 

 

Quais são os tipos de arruelas? 

Arruela de pressão 

Indicada na montagem de conjuntos mecânicos que sofrem com vibrações. Ela trava as peças e as mantém com o parafuso e a porca bem fixados. 

 

Arruela lisa 

Indicada para peças com pouca vibração. Tem uma aplicação simples e o seu objetivo é melhorar o aspecto funcional dos produtos. 

 

Arruela mola prato

Utilizada em aplicações com cargas muito altas e em espaços menores. 

 

O que são arruelas autotravantes? 

São arruelas de travamento de alto desempenho para máquinas e equipamentos que exigem confiabilidade e qualidade. Formada por um par de arruelas com cames de um lado e rebordos de travamento do outro. Os lados dos cames são unidos e instalados entre a cabeça do parafuso ou da porca e o material da junta. Conforme a porca ou o parafuso são apertados, os rebordos travam um lado da arruela no material da união e o outro lado fixa na porca ou no parafuso. 

 

Confira alguns exemplos:

 

Arruela TEC Series

Fabricada em aço de liga SCM435. Possui tecnologia que garante o travamento em condições de severa vibração e tem uma instalação prática e eficiente. Também disponível em aço inoxidável de liga 316L. Não é necessário reapertar após a instalação e podem ser reutilizadas.  

 

Arruela Disc Lock

Fabricada com aço-carbono e aço inoxidável. Tem um formato que garante o travamento e possui uma instalação prática. Após a sua aplicação, não é necessário reapertar e não são reutilizáveis, sendo indicadas para componentes onde não haverá desmontagem.  

 

Agora que você conheceu as principais porcas e arruelas será mais fácil comprar os elementos de fixação para a sua indústria, não é mesmo? Antes de adquirir qualquer elemento, define em qual tipo de aplicação você deseja utilizá-lo. 


Gostou do artigo? Leia o nosso próximo post e aprenda um pouco mais sobre os principais elementos de fixação!

Tags: fixação produtos Sistema Autocravante

  • Este material foi útil?
    Opinião registrada... obrigado
  • Sim
  • Não
Compartilhe: